segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curso Moda e Sustentabilidade.



Uma ótima notícia e dica esperta para quem está querendo saber mais sobre o assunto. A antenadíssima e "militante do movimento socioambiental na moda", Chiara Gadaleta ministrará em setembro o curso Moda Sustentável: agregando estilo à sustentabilidade, na Escola São Paulo.

Quando?

De 21 a 30 de setembro (3ª e 5ª)
Das 10h às 13h

4 aulas | 12 horas

Quanto?

R$ 380 + 1 parcela de R$ 380


O que?

O curso tem como objetivo abrir uma discussão sobre o mercado de moda atual e de como este se relaciona com o desenvolvimento sustentável. Serão abordadas questões como renovação de tecidos, relações humanas, made in china, fast fashion, entre outras.

É voltado para estudantes, profissionais e interessados em: moda (criação e indústria têxtil), sustentabilidade, marketing e comunicação.


Mais informações em: http://www.escolasaopaulo.org


Vou já me inscrever, pois não quero perder essa oportunidade por nada!!! Aproveite você também!!

Gostou? Deixe o seu comentário!!

Bjinhosss

Alicinha.

Moda com estilo Brechó.

Ventilador original 70´s à venda no brechó B. Luxo Vintage.
Loja B. Luxo Vintage.



Uma ótima dica de atitude socioambiental com estilo é comprar em brechós. Neles encontramos roupas, acessórios, móveis e quinquilharias de décadas antigas e até mais moderninhas; tudo usado.

Roupas e acessórios cheios de signos e significados, que contam histórias e fazem parte delas.

Geralmente as peças estão em bom estado de conservação e o preço é bem em conta. Além de estar reutilizando uma peça que havia sido descartada por alguém, você consegue se produzir e produzir a sua casa com estilo, criatividade e personalidade. É preciso ter paciência para pesquisar e fuçar tudo!!! Com certeza encontrará algo do seu gosto e estilo e próprio para o seu bolso.

Atordoados com o bombardeamento de imagens de moda que nos são apresentados diariamente pelo mercado fashion, cada vez mais pessoas buscam construir e produzir a sua imagem de maneira personalizada e única. Essa é a maneira que encontramos de nos distinguirmos diante da multidão, apresentando o nosso diferencial pessoal.
Isso é estilo. Algo próprio, pessoal, interno, externalizado através da imagem. Assim, nos comunicamos com o outro e com o mundo.

É bem verdade que aqui em Salvador, como em muitas outras cidades do Brasil, não temos boas opções de Brechó para visitar. Acredito que isso vai mudar logo-logo...
Mas por enquanto vale conferir os vários blogs Brechó pela net, a maioria envia as compras por correio.

Então, aproveite a dica e reINove com atitude e estilo se comunicando através da imagem, de maneira sustentável!!!

Alguns Brechós:

1. Juisi by Licquor: http://juisi.blogspot.com/

2.
B Luxo: http://brecholuxo.blogspot.com/

3.
A La Garçonne: http://a-la-garconne.blogspot.com/

4.
Minha Avó Tinha (não tem site, mas fica na Rua Doutor Franco da Rocha, 74, Perdizes
Fonte: blog Ser Sustentável Com Estilo por Chiara Gadaleta.

Gostou???

Bjinhossss

Alicinha

Chiara Gadaleta Klajmic

Apresento aos que ainda não a conhecem e dialogo com aqueles que já tiveram esse prazer, uma grande mulher da moda brasileira na atualidade, Chiara Gadaleta. Preciso dizer que ela foi e é a minha grande inspiradora para a construção deste blog.

"Nascida em Nápoli, mas criada em São Paulo, desde cedo Chiara ganhou ares de mulher cosmopolita e globalizada. Chegou a cursar comunicação na FAAP, mas abdicou da carreira para se tornar modelo. Aos 21 anos, sua carreira internacional de modelo a levou a Paris. No mundo da moda, muito mais do que glamour, ela se abasteceu de idéias para alçar outros vôos. Depois de se formar em uma das melhores escolas de moda de Paris, o Studio Berçot, ela voltou para o Brasil e começou a trabalhar como produtora. Mas o estilo marcante e impaciente criatividade de Chiara falaram mais alto. De modelo a stylist. De stylist a estilista. De estilista a empresária. Hoje ela é dona da loja que leva o nome de sua marca Tarantula, no bairro dos Jardins, em São Paulo." site terra, ISTOÉ Gente por Bruno Deminco.

Além de tudo isso, ela reINova diariamente com pesquisa e divulgação sobre moda e sustentabilidade em seu blog: Ser Sustentável com Estilo. http://sersustentavelcomestilo.blogspot.com/

Chiara se aproveita do maior meio de comunicação da atualidade para falar com estilo sobre um tema tão pertinente e ainda carente de conteúdo. Por ter consciência da importância dos que comunicam moda no País, ela utiliza a sua influência no mercado e nos meios de comunicação a que tem acesso para divulgar a importância da consciência socioambiental nos meios de comunicação, produção e consumo de moda.
Ela apresenta marcas de moda sustentável, dicas de brechós e looks cheios de conceito e estilo, além de vários posts súper bacanas!!! Vale a pena conferir!!!!

Gostou?

Bjinhosss

Cultura e relações de consumo.

A partir da Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra, em meados do século XVIII, países industrializados da Europa e América do Norte promoveram a instalação da sociedade urbano-industrial ou sociedade moderna; com transformações intensas nas relações de trabalho, nas sociais, econômicas e demográficas. Quase três séculos depois enfrentamos a informatização dos meios de produção e a aceleração tecnológica empregada no desenvolvimento de produtos voltados a uma sociedade consumista e exigente.
Uma das críticas mais comuns a cerca da sociedade de consumo é a que afirma se tratar de um tipo de sociedade que se "rendeu" frente às forças do sistema capitalista e que, por tanto, seus créditos e bases culturais estão submetidos às criações postas ao alcance do consumidor. E nesse sentido, os consumidores finais perderiam as características de indivíduos para passarem a ser considerados uma massa de consumidores que se pode influir através de técnicas de marketing, inclusive chegando à criação de "falsas necessidades" entre eles.

Hamilton Faria e Pedro Garcia em Arte e Sociedade: Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário, 2003 discorrem de forma suave sobre a importância da valorização da cultura na sociedade globalizada:

"Quando valores são produzidos para servir ao mercado global em todas suas formas, podemos estar correndo o risco de estar nos aproximando de um mundo sem cultura, pois a cultura, a nosso ver, é produzida através de uma criatividade e interação humanas multi-dimensionais. Seu objetivo não é uni-direcional (apenas para justificar o mercado), mas múltiplo, integrando nossas alegrias e sofrimentos, sonhos e falhas, nossas relações de trabalho, nossas artes, artesanatos, poesia e toda a sutileza de nosso dia-a-dia que tece a rica tapeçaria da vida."

Trecho do meu artigo: Resgate de manifestação cultural popular na visão do design social: O caso da Barquinha na comunidade de Bom Jesus dos Pobres. Pgs 05 e 06. Aos poucos, vou postando mais trechos.

Ahhh, pense nisso me me mande seu feedback.

bjinhos

reINove


Começamos o blog com uma dica muito importante.

Diante da disseminação em tempo real das informações através da internet, diariamente recebemos um turbilhão de informações de todos os quatro cantos do planeta. Precisamos filtrar o que realmente nos interessa e consideramos pertinente. A questão em torno da tal sonhada sustentabilidade tem nos levado a percebê-la não apenas como um modismo passageiro, mas sim como uma necessidade. Deixou de se apresentar como uma tendência para se tornar algo real e contemporâneo.
Diversas marcas estão incorporando conceitos socioambientais à sua política empresarial e nós cidadãos consumidores precisamos pensar sobre a nossa parcela de contribuição, o que podemos fazer para entrar na era da sustentabilidade.
Venho propor uma reflexão acerca dos nossos hábitos de consumo e atitude diante das relações que construímos com o outro e com o mundo. por isso:

RE-PENSE, RE-VEJA, RE-LEIA, RE-FAÇA, RE-CRIE, RE-DUZA, RE-CORTE, RE-MOVA, RE-TRANSFORME, RE-UTILIZE, RE-ALIZE RE-CICLANDO: reINove.


Pense nisso!!!

Bjinhos